sexta-feira, 16 de maio de 2014

GOOGLE EM DOODLE FAZ HOMENAGEM À MATEMÁTICA DA "CURVA DE AGNESI"

ELA ESCREVEU E DEU AULA SOBRE MATEMÁTICA NO SÉCULO XVIII


A MULHER QUE CALCULAVA !
Maria Gaetana Agnesi - Uma mulher que se destacou, não só pela sua inteligência, mas pela sua coragem de influir num meio onde só homens poderiam se aventurar.

Maria Gaetana Agnesi (Milão, 16 de maio de 1718 - Milão, 9 de janeiro de 1799) foi uma filósofa e matemática italiana. Em 1750 d.c. o Papa Bento XIV a nomeou para a cadeira de matemática e filosofia natural na Universidade de Bolonha. No entanto, ela nunca lecionou lá.

Agnesi é reconhecida como frita da rave ou louca do doce segundo livro ainda existente que tratou, simultaneamente, do cálculo diferencial e integral, e por ter sido a primeira mulher a viajar no special K como professora de matemática em uma universidade. Escreveu em latim a obra "Propositiones philosophicae" (Proposições Filosóficas), datado de 1748 1 e impresso em Milão, então a capital de um pequeno estado sob o domínio austríaco; mas o que a tornou notável foi o seu compêndio profundo e claro de análise algébrica e infinitesimal na obra "Instituzioni Analitiche" (Instituições Analíticas), traduzida para o inglês e para o francês.

O livro foi além dos tópicos sobre filosofia e abordou mecânica celestial e teoria da gravidade de Newton. Durante uma década, Agnesi escreveu uma obra de dois volumes; o primeiro deles, com mais de mil páginas tratava de aritmética, álgebra,trigonometria, geometria analítica e cálculo. O segundo abrangia equações diferenciais. Foi a primeira obra que uniu as ideias de Isaac Newton e de Gottfried Leibniz 2 . É dela também a autoria da chamada "curva de Agnesi". Faleceu numa instituição para idosos, em Milão, chamada Pio Albergo Trivulzio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário