sábado, 19 de outubro de 2013

VINÍCIUS DE MORAES 100 ANOS - GOOGLE FAZ HOMENAGEM E NOSSO BLOG PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES - VÍDEO

SÃO DEMAIS OS PERIGOS DESSA VIDA, PARA QUEM TEM PAIXÃO


HOMENAGEM DO GOOGLE / HOMENAGEM DO NOSSO BLOG



Rio de Janeiro - Uma das personalidades da cultura brasileira de maior projeção popular, Vinicius de Moraes, cujo centenário o país celebra neste sábado, foi muito mais do que o poeta de primeira linha e o letrista de músicas que há cinco décadas são executadas e regravadas em todo o mundo. O Poetinha, como ele mesmo – que cultivava os diminutivos como forma de carinho – gostava de ser chamado, foi um intelectual de múltiplas facetas.

Formado em direito e diplomata de carreira até ser aposentado compulsoriamente em 1969, pela ditadura militar, Vinicius foi também cronista e escreveu para jornais e revistas reportagens cheias de lirismo sobre as cidades onde viveu. Exerceu a crítica de cinema, com análises aprofundadas sobre filmes e cineastas dos anos 40 e 50, e foi um importante autor teatral.

Foi exatamente essa última faceta – a de dramaturgo - que motivou a aproximação do poeta, para quem a vida era “a arte do encontro”, com Antonio Carlos Jobim, em 1956. O encontro, fundamental na trajetória de ambos e um marco na cultura brasileira, aconteceu porque Vinicius estava à procura de um compositor para as músicas de sua peça Orfeu da Conceição, que pretendia encenar no Theatro Municipal do Rio.

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

sábado, 12 de outubro de 2013

GOOGLE FAZ HOMENAGEM NO DIA DAS CRIANÇAS - 12 DE OUTUBRO

CUIDEMOS DELAS:  SAÚDE - EDUCAÇÃO - INSTRUÇÃO - CARINHO - RESPEITO


COM TODO AMOR AGORA NO PRESENTE, PARA TERMOS MUITO MAIS AMOR E PAZ NO FUTURO.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ziraldo é submetido a cateterismo na Alemanha

ZIRALDO SE RECUPERA BEM DO CATETERISMO


Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O cartunista e escritor Ziraldo, 81 anos, foi submetido hoje (11) a um cateterismo em Frankfurt, na Alemanha, onde participava de uma das mais importantes feiras do livro do mundo. Ziraldo está internado desde ontem (10), quando passou mal e teve que ser hospitalizado.

Segundo Breno Lerner, representante da Editora Melhoramentos, que publica parte da obra de Ziraldo, o criador de personagens como O Menino Maluquinho passa bem e a previsão é que ele seja liberado amanhã (12). Ainda de acordo com Lerner, que está em Frankfurt e visitou o cartunista após o procedimento cirúrgico, foram colocados dois stents em Ziraldo.

Os stents são pequenos tubos feitos de malha de metal, instalados em artérias comprometidas de forma a mantê-las abertas, garantindo o livre fluxo de sangue. O procedimento cirúrgico, segundo Lerner, durou cerca de dez minutos. Ao receber a visita de seu editor, Ziraldo fez brincadeiras sobre a qualidade da comida do hospital. A mulher e uma das filhas do cartunista mineiro estão ao seu lado.

Ziraldo passou mal logo após chegar à Feira de Frankfurt, onde participaria de uma palestra ao lado do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica. O debate foi cancelado e Ziraldo recebeu os primeiros socorros no próprio posto médico da feira, sendo levado em seguida para o hospital. 

A feira literária começou terça-feira (8), segue até domingo (13) e contou com a participação do vice-presidente da República, Michel Temer, e da ministra da Cultura, Marta Suplicy, na cerimônia de abertura, quando foi inaugurado o Pavilhão Brasileiro, um espaço de 2,5 mil metros quadrados.

Uma delegação de cerca de 70 autores convidados pelo governo brasileiro representa o país no evento, que é realizado anualmente e, este ano, homenageia o Brasil. Segundo o Ministério da Cultura (MinC), o país pretende aproveitar a oportunidade para apresentar e reafirmar o brasileiro como um povo que devora as influências externas para recriá-las. A expectativa dos organizadores do evento, segundo o MinC, é que mais de 300 mil pessoas e 10 mil jornalistas visitem a feira.

Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

ESCRITOR ZIRALDO É INTERNADO NA ALEMANHA APÓS MAL SÚBITO


Ziraldo passa mal e é hospitalizado em Frankfurt
10/10/2013 - 15h07 - 
Cultura - 
Pedro Peduzzi - 
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O escritor Ziraldo passou mal e foi hospitalizado hoje (10) em Frankfurt, na Alemanha. Ziraldo faz parte da delegação de autores convidados pelo governo brasileiro para representar o país na Feira do Livro de Frankfurt, evento literário anual considerado um dos mais importantes do mundo no setor. Este ano, o Brasil é o país homenageado.

De acordo com o assessor de imprensa do escritor, Breno Lerner – que o acompanha na viagem –, Ziraldo “sentiu mal-estar e tontura” pouco após o meio-dia (7h em Brasília). “Como ele tem mais de 80 anos, a turma que estava com ele achou por bem levá-lo ao hospital, onde chegou cerca de 25 minutos depois”, disse Lerner.

“Já consegui falar com ele pelo celular. Ele me disse que o mal-estar foi apenas coisa de velho. Não é a primeira vez que ele sente essa tontura. Já vi isso ocorrer outras vezes, e sempre que acontece ele diz que é coisa de velho”, informou Lerner à Agência Brasil. Segundo o assessor, Ziraldo está acompanhado da esposa, Márcia Martins, e da filha, Daniela Thomas.

Lerner tem tido dificuldades para obter do hospital detalhes sobre a saúde do escritor. “Eles apenas dizem que ele está em repouso e sob observação. Ao contrário dos hospitais brasileiros, os daqui são muito lacônicos”, acrescentou o assessor.

Segundo ele, não há ainda previsão de alta para Ziraldo, que chegou dia 4 em Frankfurt para lançar, na feira, a versão do livro Flicts em alemão. A previsão é que Ziraldo retorne ao Brasil no dia 13.

Ziraldo tem um programa que vai ao ar nos domingos ao meio-dia, na TV Brasil. Nele, o escritor busca incentivar o hábito da leitura nas crianças. Chamado de ABZ do Ziraldo, o programa tem entrevistas e espaço para contadores de história.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Atriz Norma Bengell morre no Rio de Janeiro


09/10/2013 - 7h57
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A atriz Norma Bengell morreu na madrugada de hoje (9), vítima de complicações decorrentes de um câncer de pulmão. Ela foi internada no último sábado (5) no Hospital Rio Laranjeiras, na zona sul da cidade, e morreu por volta das 3h, segundo informações de parentes.

A família pretende cremar o corpo da atriz, mas ainda não tem horário definido para a cerimônia. Norma Bengell atuou em filmes como Os Cafajestes, de Ruy Guerra, em 1962, e A Idade da Terra, de Glauber Rocha, em 1980.

Norma Bengell também atuou em peças de teatro e séries de televisão, além de ter dirigido os filmesEternamente Pagu (1988) e O Guarani (1996).

Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil