sábado, 19 de outubro de 2013

VINÍCIUS DE MORAES 100 ANOS - GOOGLE FAZ HOMENAGEM E NOSSO BLOG PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES - VÍDEO

SÃO DEMAIS OS PERIGOS DESSA VIDA, PARA QUEM TEM PAIXÃO


HOMENAGEM DO GOOGLE / HOMENAGEM DO NOSSO BLOG



Rio de Janeiro - Uma das personalidades da cultura brasileira de maior projeção popular, Vinicius de Moraes, cujo centenário o país celebra neste sábado, foi muito mais do que o poeta de primeira linha e o letrista de músicas que há cinco décadas são executadas e regravadas em todo o mundo. O Poetinha, como ele mesmo – que cultivava os diminutivos como forma de carinho – gostava de ser chamado, foi um intelectual de múltiplas facetas.

Formado em direito e diplomata de carreira até ser aposentado compulsoriamente em 1969, pela ditadura militar, Vinicius foi também cronista e escreveu para jornais e revistas reportagens cheias de lirismo sobre as cidades onde viveu. Exerceu a crítica de cinema, com análises aprofundadas sobre filmes e cineastas dos anos 40 e 50, e foi um importante autor teatral.

Foi exatamente essa última faceta – a de dramaturgo - que motivou a aproximação do poeta, para quem a vida era “a arte do encontro”, com Antonio Carlos Jobim, em 1956. O encontro, fundamental na trajetória de ambos e um marco na cultura brasileira, aconteceu porque Vinicius estava à procura de um compositor para as músicas de sua peça Orfeu da Conceição, que pretendia encenar no Theatro Municipal do Rio.

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário