sábado, 13 de novembro de 2010

GOOGLE FAZ HOMENAGEM E LEMBRA OS 160 ANOS DO NASCIMENTO DO AUTOR DE ‘O MÉDICO E O MONSTRO’ - ROBERT LEWIS.


O LOGOTIPO DO GOOGLE EM SUA PÁGINA DE ABERTURA FAZ UMA BELA HOMENAGEM, ATRAVÉS DE IMAGEM CRIATIVA, AOS 160 ANOS DE NASCIMENTO DO AUTOR DE OBRAS LITERARIAS COMO O “O MÉDICO E O MONSTRO” E A ILHA DO TESOURO.

Um resumo da Biografia de Robert, publicada na Wikipédia, colocamos aqui para sua apreciação.

Robert Louis (originalmente Lewis) Balfour Stevenson nasceu em Edimburgo, capital da Escócia (13 de novembro de 1850, Edimburgo – 3 de dezembro de 1894, Apia, Samoa), foi um novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour também traduzido como Raptado.

Em 1866 entrou para a faculdade de Direito em Edimburgo. Lá estudou, e escreveu durante 1871 e 1872 para o jornal universitário, o Edimburgh University Magazine, revelando seu gosto e talento para a literatura.

O ano de 1876 é importante na sua vida particular, pois, nesse ano, conhece uma mulher norte-americana dez anos mais velha, Fanny Vandergrift Osbourne, com a qual se casa em 1880, em São Francisco, Estados Unidos. Volta à Inglaterra e traz consigo esposa e um enteado, chamado Samuel Lloyd Osbourne. No ano seguinte é internado na cidade de Davos, Suíça, para tratar sua tuberculose, que há anos o vinha acompanhando. A carreira de direito, jamais exercida, é preterida pela de escritor, que, a partir de 1882, é marcada por uma acentuada proficuidade. Conhece a notoriedade artística ao escrever, em 1886, The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro), um de seus maiores sucessos literários.

No ano seguinte aventura-se num veleiro em diversos arquipélagos do Pacífico-Sul, junto com a esposa e o enteado. Apaixonado pela paisagem paradisíaca, se estabelece definitivamente em Apia, nas Ilhas Samoa, em 1889. Morre prematuramente, em 3 de dezembro de 1894, aos 44 anos, enquanto escrevia sua obra-prima inacabada, Weir of Hermiston, vítima de uma hemorragia cerebral.

Cronologia das obras mais importantes
• 1886 - The Strange case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (O Médico e o Monstro)
• 1894 - Island Nights' Entertainments e In the South Sea
. 1878 - An Inland Voyage
• 1879 - Travels with a Donkey in the Cévennes
• 1882 a 1883 - The New Arabian Nights, The Silverado Squatters e Treasure Island (A Ilha do Tesouro)
• 1884 a 1887 - A child Garden of Verses, Kidnapped (Raptado), "The Black Arrow" e "The Master of Ballantrae"

<>

> Faça coneXão <
Seja um seguidor e tenha seu LINK adicionado . Adicione nosso link em seu blog
<>

Um comentário:

  1. Merecedíssima a homenagem feita pelo Google. Também postei sobre isso em meu humilde blog, se puder dá uma passada lá.
    tenha um ótimo fim de semana prolongado!

    ResponderExcluir